MEDIOTEC 2020: Inscrições, Cursos, Vagas e Resultados

Uma ramificação do PRONATEC que está em alta atualmente entre os estudantes, é o MEDIOTEC 2020, pois este modulo oferece anualmente aos jovens vários cursos gratuitos em diversas áreas do mercado de trabalho. Esta modalidade é em conjunto com o Ensino Médio o que faz com que os jovens já finalizem os seus estudos com uma formação técnica de reconhecimento nacional pelo MEDIOTEC 2020.  

MEDIOTEC 2020

MEDIOTEC 2020

Para saber como se inscrever em um dos cursos do MEDIOTEC, continue lendo este artigo e saiba mais informações sobre os cursos e vagas! 

Conheça o MEDIOTEC 2020 

Atualmente, está tendo em todo o país uma grande procura por jovens pelos cursos de nível técnico ao em vez de cursos de nível superior, já que os de nível técnico podem dar um retorno financeiro mais rápido para os estudos. 

Dessa forma, o Governo Federal decidiu criar uma ramificação dos PRONATEC cursos técnicos 2020 para dar uma maior chance para que alunos do Ensino Médio possam frequentar cursos de nível Técnico e dessa forma, saírem da escola já qualificados profissionalmente. 

✓ Veja mais bolsa de estudos com vagas abertas em:

Para essa ramificação, foi dado o nome de MEDIOTEC 2020, do qual irá oferecer cursos para os alunos exclusivamente que estiverem matriculados em escolas públicas e no Ensino Médio. 

Todos esses cursos possuem zero custo ao estudante, ou seja, todas as vagas serão com bolsas de 100% de desconto para estes novos estudantes. 


Quem pode participar do MEDIOTEC 2020? 

Diferente do próprio PRONATEC 2020, o MEDIOTEC 2020 não possui muitas regras de inscrição para quem está interessado em participar da seleção. 

Sendo assim, confira as poucas regras de ingresso no MEDIOTEC e confira se você se encaixa nelas: 

  • Estudantes das escolas federais do Brasil; 
  • Estudantes de escolas públicas estaduais; 
  • Estudantes de escolas municipais; 
  • Para poder se inscrever, além das regras acima, será necessário que o candidato esteja matriculado no Ensino Médio; 

Alunos que se classificam no grupo de “vulnerabilidade financeira” recebem uma atenção maior para conseguir as vagas oferecidas pelo MEDIOTEC, como descrito pelo site do MEC, veja a seguir: 

Além de estar matriculado em escola pública estadual, o critério para participar do MEDIOTEC é ser aluno de escola pública, ter a matrícula ativa e estar em situação de vulnerabilidade econômica.   

Dentre os três anos do Ensino Médio, os estudantes do segundo ano são os mais recomendados de se candidatarem para concorrer a uma dessas vagas de bolsas. 

Isso ocorre, pois, caso um aluno inicie um curso técnico assim que ingressa no segundo ano do Ensino Médio, ele terminará ambas as modalidades acadêmicas ao mesmo tempo. 

✓ Confira como ingressar em cursos técnicos através do SISU 2020

Assim, ele já sai da escola com um certificado técnico e terá mais chances de conseguir um emprego no mercado de trabalho local.  


Cursos gratuitos MEDIOTEC

Como já dito, todos os cursos oferecidos pelo MEDIOTEC 2020 são gratuitos, graças a isso, todos os anos as inscrições possuem um aumento no número de candidatos inscritos. 

E é claro, que com isso, muitos dos novos alunos acabam por escolher concorrer sempre para os principais cursos ofertados, o que faz com que a concorrência acabe por subir. 

Veja abaixo os cursos mais concorridos no MEDIOTEC 2020

  • Técnico em Massoterapia; 
  • Técnico em Modelagem do Vestuário;  
  • Técnico em Estética; 
  • Técnico em Enfermagem;  
  • Técnico em Contabilidade;  
  • Técnico em Farmácia;  
  • Técnico em Logística; 
  • Técnico em Segurança do Trabalho; 
  • Técnico em Informática. 
  • Técnico em Design de Interiores; 
  • Dentre outros mais. 

Se o curso que você quer frequentar não se encontra na listagem acima, você poderá ver todos os cursos técnicos no edital lançado pelo PRONATEC 2020, clique aqui para ir até o edital virtual de cursos. 


Inscrições MEDIOTEC 2020 

Diferente de outros programas de bolsas de estudos, infelizmente o MEDIOTEC 2020 não possui uma forma de inscrição diretamente pela internet, o que faz ser necessário que o estudante vá até a secretária de sua escola para solicitar a sua inscrição. 

MEDIOTEC 2020

Dessa forma para que o aluno consiga ingressar no curso que deseja, ele deverá passar pelas seleções de cada Secretária de educação estadual, não tendo um único método de entrada. 


Resultado MEDIOTEC

Os estudantes que se candidataram para as vagas do MEDIOTEC 2020, poderão saber se foram aprovados ou não diretamente na secretária de sua escola. 

Pois o resultado é enviado pelo MEC para todas as escolas com alunos participando do processo seletivo. 

Além disso, o resultado também poderá vir para você pelo telefone que você cadastrar no formulário de inscrição que lhe será solicitado pela sua escola. 


Central de atendimentos

Se ainda tiver dúvidas referentes a como funciona o MEDIOTEC 2020, ligue para a central de atendimentos do programa, veja o número logo abaixo:

  • Telefone: 0800-616161.
Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

MEDIOTEC 2020: Inscrições, Cursos, Vagas e Resultados

Leave a Reply