Programa Novos Caminhos 2020: Inscrições, Vagas e Matrículas

O programa Novos Caminhos 2020 foi recém criado pelo Ministério da Educação (MEC), visando gerar mais oportunidades de qualificação para os jovens e adultos brasileiros. As suas inscrições serão abertas muito em breve, e, para que você não perca o prazo, trouxemos aqui diversas informações referentes ao programa Novos Caminhos 2020. Para conferir, basta apenas continuar nos acompanhando! 

Programa Novos Caminhos 2020

Programa Novos Caminhos 2020

 

Programa Novos Caminhos 2020

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). Recentemente o ministro responsável pela educação, Abraham Weintraub, anunciou essa mais nova iniciativa que tem como objetivo gerar mais oportunidades de qualificação para os jovens e adultos brasileiros, estejam eles cursando o Ensino Médio ou que já tenham concluído seus estudos. 

O programa trata-se de um conjunto de ações articuladas para o fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica, em apoio às instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos que são ofertados de acordo com as demandas do setor produtivo e do mercado de trabalho local. 

Programa Novos Caminhos

Essa iniciativa visa, ainda, contribuir para o crescimento do ensino profissional no Brasil, elevando em até 80& o total de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissional com o alcance de 3,4 milhões de matrículas até 2023.

E para alcançar os seus objetivos, o programa Novos Caminhos 2020 conta com ações implementadas a partir de três eixos de atuação:

  • Eixo 1: Gestão e Resultados;
  • Eixo 2: Articulação e Fortalecimento;
  • Eixo 3: Inovar para crescer.

Saiba mais sobre!


Vagas e Cursos disponíveis no Programa Novos Caminhos 2020

Todos os cursos ofertados pelo programa Novos Caminhos serão 100% gratuitos. Como já visto anteriormente, eles serão ofertados de acordo com as demandas do mercado de trabalho de cada região brasileira que adotar essa iniciativa. 

Seus cursos serão voltados para as necessidades do setor produtivo, tendo os três eixos já mencionados no tópico anterior. A seguir, entenda cada um deles:

✓ Acompanhe as novidades:

  • Eixo 1 – Gestão e Resultados: Esse eixo de atuação deverá contemplar o aprimoramento do modelo de planejamento, de gestão de governança da Educação Profissional e Tecnológica, com vistas a fortalecê-la.
  • Eixo 2 – Articulação e Fortalecimento: As ações sob o eixo de Articulação e Fortalecimento, agira de forma totalmente conjunta e articulada com os demais eixos. Serão desenvolvidas ações em diálogos com instituições que atuam na Educação Profissional e Tecnológica.
  • Eixo 3 – Inovar para crescer: Esse último eixo, e não o mesmo importante, irá fortalecer os vínculos entre educação, trabalho e desenvolvimento socioeconômico local e regional, disseminando a cultura do empreendedorismo e da inovação de processos e produtos no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.

A lista de cursos ainda não foi divulgada pelo Ministério da Educação. A quantidade de vagas irá depender de cada região, já que serão organizadas de acordo com a demanda do setor produtivo. Até 2023, cerca de 1,5 milhões de vagas serão disponibilizadas para o ensino profissionalizante e tecnológico. 

Para conferir mais informações sobre, basta apenas clicar aqui que você será automaticamente redirecionado(a) para o site oficial do programa!

✓ Veja como fazer um curso no SENAC de graça 2020


Como funcionam as inscrições Programa Novos Caminhos 2020?

O anúncio referente a essa nova iniciativa do Governo juntamente com o Ministério da Educação, foi bem recente. Seu formato ainda está sendo ajustado.

Informações referentes ao seu processo de inscrição ainda não foram divulgadas. No entanto, espera-se que seja feita de forma on-line no site oficial do programa Novos Caminhos 2020 (portal.mec.gov.br/novoscaminhos).

Essa informação ainda não foi confirmada, mas assim que o MEC se pronunciar sobre, voltaremos a atualizar este artigo!

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Programa Novos Caminhos 2020: Inscrições, Vagas e Matrículas

Leave a Reply