SISU 2020: Inscrições, Datas, Resultados, Cronograma, Aqui!!

Um dos maiores sonhos dos jovens no Brasil é a conquista de uma vaga em uma Universidade pública, e para isso, os jovens estudantes devem inscrever suas notas obtidas no ENEM no sistema virtual do SISU 2020. Dessa forma, eles podem concorrer para vagas em Universidade públicas em todo o território Nacional para os cursos que escolherem, através de um único sistema de seleção, o SISU 2020

SISU 2020

SISU 2020

Confira o texto de hoje para saber como fazer uma inscrição no site do SISU e dessa forma, conseguir concorrer a uma vaga no curso que desejar!  

 O que é o SISU 2020?   

Basicamente, o Sistema de Seleção unificada (SISU), é uma ferramenta online criado pelo Ministério da Educação (MEC) para que os jovens que prestaram o ENEM 2020 possam inscrever suas notas e dessa forma, concorrer a vagas em Universidade de todo o Brasil.  

Com isso, o SISU 2020 facilitou a forma como os estudantes se candidatavam em vagas em cursos superiores nas Universidade públicas.  

No passado, era preciso que os vestibulandos fizessem um vestibular especifico para cada uma cada Universidades em que queriam disputar por uma vaga, algo que era bastante cansativo e desgastante.  

✓  Confira todas as vagas abertas em:

Com a introdução do ENEM, todos os vestibulares se resumiram em apenas 1, e com utilização dessa nota pelo SISU, é possível se candidatar para até 2 Universidades diferentes de uma única vez, algo bem mais cômodo e eficaz. 

Também é possível por meio deste programa, se candidatar para vagas em cursos técnicos gratuitos após a junção do SISU com o PRONATEC 2020, do qual resultou no SISUTEC 2020.


Cronograma SISU 2020 

Para que nenhum dos estudantes acabe por perder a chance de se inscrever no SISU 2020 e dessa forma, acabe não tendo chances de concorrer a vagas em cursos gratuitos nas Universidades públicas, o programa emite o seu cronograma sempre no início de cada ano. 

Esse cronograma é sempre liberado dentro do edital, sendo assim, esses documentos contém as datas de realização de todos os seus processos de seleção de novos alunos. 

Veja logo abaixo o calendário do SISU 2020

  •  22/01 a 25/01: 

Início das inscrições. 

  • 28/01: 

Liberação da Lista de aprovados na chamada regular. 

  • 28/01 a 04/02: 

Período de inscrições para a Lista de espera. 

  • 30/01 a 04/02: 

Início de matrícula dos aprovados na chamada regular. 

  • 07/02: 

Matrícula dos alunos aprovados pela Lista de espera. 


Inscrições SISU 2020 

A única forma do estudante fazer o cadastro de sua nota do ENEM 2020 no site do SISU 2020, é pelo meio virtual. Dessa forma, não será possível fazer uma matrícula presencialmente em uma Universidade para participar do SISU. 

Sendo assim, confira abaixo um tutorial de como fazer a sua inscrição: 

  • Primeiro você precisa acessar o site do SISU, clique aqui para ir até a página; 

SISU 2020

  • Na página inicial do site, clique no botão “Fazer inscrição”; 
  • É preciso fazer login no sistema para poder prosseguir, isso poderá ser feito utilizando os mesmos dados do seu cadastro do ENEM; 
  • Digite os caracteres de segurança na imagem; 
  • Confirme todos os seus dados cadastrais dos quais já foram trazidos do site do INEP; 
  • Escolha 2 opções de cursos diferentes podendo ser na mesma instituição ou não; 

SISU 2020

  • Após isso, o processo de inscrição estará finalizado. 

Apenas ao seguir esses passos simples, você estará automaticamente concorrendo para as vagas ofertadas pelo SISU 2020 e dessa forma, assim que o sistema fechar, você poderá saber se foi aprovado para iniciar o curso que tanto deseja, ou não. 


Nota de corte 

Um dos grandes medos dos candidatos, é a temida Nota de corte presente no sistema de seleção do SISU 2020

Porém, essa nota nada mais é do que a somatória de todas as notas dos candidatos concorrendo a um único curso em uma determinada instituição de ensino dividida pelo número total de inscritos. 

✓ Entenda como funciona o PRONATEC SENAC 2020

Dessa forma, a Nota de corte é apenas a nota média que irá determinar qual é o valor mínimo que o estudante deverá ter tirado no ENEM para poder concorrer de forma mais atuante para a vaga que está interessado. 


Resultado SISU

Como visto no cronograma tópicos acima, o resultado já é liberado para todo o público, poucos dias após o fim do período de inscrição. 

Isso faz com que os candidatos consigam ter um maior período de tempo para se prepararem para irem até a Universidade para realizar a inscrição e resolverem todas as suas pendências documentais. 

Para ver o resultado individual de cada candidato, o SISU 2020 libera em seu site uma forma de consulta a nota de cada estudante separadamente, assim podendo que eles possam saber se foram aprovados ou não logo de início. 

Para fazer essa consulta, basta fazer o seu login no site do SISU como mostrado no tópico de inscrição. 

Clique aqui para ir até a página de consulta.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

SISU 2020: Inscrições, Datas, Resultados, Cronograma, Aqui!!

Leave a Reply