PRONATEC 2020: Cursos, Inscrições, Vagas e Edital
É sempre com a chegada de um novo ano, que começamos a os planejar mais. E pra quem quer começar a estudar, não pode deixar de pensar no PRONATEC 2020. Todos os anos, o programa criado pelo Governo vem ajudando os jovens de baixa renda. Por isso, se informe e faça parte você também do PRONATEC 2020.
PRONATEC 2020
PRONATEC
Não podemos negar que o nosso país se encontra em muito muito difícil para encontrar empregos. Muitos jovens de baixa renda não conseguem entrar em uma universidade pública não podem optar pelos estudos em uma privada por não ter condições financeiras. Foi pensando nisso, que o Governo criou o PRONATEC.
Sua sigla significa Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, onde desde 2011 vem atuando na vida de muitos jovens que buscam se qualificar para o mercado de trabalho. Continue lendo para saber como participar do PRONATEC 2020.
Objetivos do PRONATEC 2020
Sabendo como tem transformado a vida de muitos jovens brasileiros, os objetivos do PRONATEC 2020 visam expandir as ofertas dos seus cursos, em várias modalidades.
Bem como o acesso gratuito a uma educação com qualidade em seu ensino e auxílio de custo para os jovens que não conseguem se manter sozinhos.
Ano após ano, o PRONATEC vem se tornando cada vez mais melhorado em seus recursos pedagógicos em sua rede de ensino federal e estadual. Assim, os alunos que são formados em seus cursos, se tornam verdadeiros profissionais.
Como funciona o PRONATEC 2020?
Como descrevemos bem anteriormente, é simples entender como funciona o PRONATEC 2020. O programa estabelece um grande número de bolsas de estudos para esses jovens de baixa renda que se enquadram em seus requisitos.
Sendo assim, o jovem que deseja se tornar participante PRONATEC 2020, deverá está acessando o site oficial do programa no devido período de inscrição e efetuar o seu cadastro.
Após isso, assim como todos os demais concorrentes, seu perfil será analisado de acordo com as ofertas de vagas existente.
Diferente de outros programas similares, as inscrições PRONATEC 2020 não exigem a nota do Enem para efetivar sua participação.
Requisitos para participar do PRONATEC
Não são todos os jovens que conseguem ocupar uma das vagas, é rigidamente preciso, está enquadrado nos requisitos para participar do PRONATEC.
Dessa maneira, o programa consegue de fato alcançar o seu público alvo, que são:
- Jovens que estão estudando no ensino médio, em escolas públicas;
- Jovens que fazem parte do EJA, educação de jovens e adultos;
- Candidatos que estão no mercado de trabalho;
- Jovens que fazem parte de programas sociais do Governo, como o Chapéu de Palha ou Bolsa Família;
- Jovens que se formaram em escolas da rede púbica.
Com a necessidade de comprovação, confira as seguir o que é preciso para está sendo aprovado para uma das bolsas de estudos:
- Fazer parte de família com baixa renda, comprovando receber até 2 salários mínimos;
- Ter cadastro ativo e atualizado no CadÚnico;
- Ser beneficiário de programas sociais do Governo;
- Ter matrícula ativa e está frequentando escola pública ou já ter se formado;
- Não ter formações em cursos do PRONATEC no último ano, ultrapassando a quantia de 3 cursos.
Modalidades do PRONATEC 2020
Com um grande aumento no número de vagas oferecidas pelo programa, as modalidades do PRONATEC 2020 vem ganhando ainda mais cursos, devido às instituições que estabelecem parceria com o programa.
Assim, com o passar dos anos, ainda mais jovens pode está realizando o sonho de se qualificar com qualidade.
Confira a seguir quais são as modalidades existentes e em qual você poderá está se enquadrando para participação, veja os detalhes:
- Técnicos I (duração mínima de 1 ano): são cursos destinados aos jovens que já terminaram seu ensino médio e buscam por capacitação profissional;
- Técnicos II (duração mínima de 1 ano): são cursos voltados aos jovens que ainda estão com frequencia ativa na escola e procura por curso extra curricular;
- Bolsa-Formação Profissional / Formação Inicial e Continuada – FIC (duração mínima de 2 meses): são os cursos de modalidade profissionalizantes destinadas aos jovens que já estão dentro do mercado de trabalho, em situação de contratado ou não, mas que tenha terminado seus estudos.
Cursos oferecidos pelo PRONATEC 2020
Se você já sabe qual carreira deseja seguir, confira bem os cursos oferecidos pelo PRONATEC 2020 e encontre o que melhor se encaixa com o seu perfil.
Confira a lista a seguir, com alguns dos cursos que são disponibilizados em suas respectivas modalidades.
Cursos Técnicos:
- Técnico em Ações de Comandos;
- Técnico em Agroindústria;
- Técnico em Alimentos;
- Técnico em Armamento de Aeronaves;
- Técnico em Artes Visuais;
- Técnico em Artesanato;
- Técnico em Artilharia;
- Técnico em Cenografia;
- Técnico em Comunicação Visual;
- Técnico em Confeitaria;
- Técnico em Dança;
- Técnico em Desenho Civil;
- Técnico em Desenho Militar;
- Técnico em Design de Interiores;
- Técnico em Edificações;
- Técnico em Fabricação Mecânica;
- Técnico em Panificação;
- Técnico em Petroquímica;
- Técnico em Processos Gráficos;
- Técnico em Têxtil;
- Técnico em Vestuário.
Cursos FIC:
- Açougueiro;
- Jardineiro;
- Garçom;
- Eletricista Industrial;
- Desenhista Mecânico;
- Copeiro;
- Cabeleireiro;
- Bombeiro Civil;
- Auxiliar de Cozinha;
- Assistente de Recursos Humanos;
- Agente de limpeza e conservação;
- Entre outros do mesmo segmento.
Instituições com PRONATEC 2020
Quando se pensamos em cursos de qualidade, não podemos negar que imediatamente lembramos de alguns nomes de instituições.
E uma das excelentes opções para os cursos oferecidos, é que eles vêm dos nomes mais reconhecidos em todo país. Confira a seguir, algumas das instituições com o PRONATEC 2020:
- SENAT;
- SENAR;
- SENAI;
- SENAC;
- Institutos Federais;
- Estácio;
- Anhanguera;
- Entre outras.
Caso você queira conferir mais detalhes sobre como é o funcionamento do PRONATEC nas instituições, clique aqui e confira um exemplo. Lembrando que, até o momento, esse programa foi pausado pelo próprio Governo.
Após ser redirecionado, você poderá está checando alguns editais do PRONATEC e tê-los como exemplo de funcionamento em outras instituições.
Inscrições no PRONATEC 2020
Se você já checou as modalidades e encontrou o curso que deseja, agora fique atento nos procedimentos para realizar as inscrições no PRONATEC 2020 assim que houver vagas.
Para que você consiga acessar o portal sem dificuldades, fique atendo no período de disponibilizados. Como era feito, os candidatos podem está realizando o procedimento de escolha de vagas, em dois períodos no ano.
Confira a seguir como está efetivando sua inscrição no PRONATEC e escolhendo uma das vagas disponíveis:
- Comece acessando o site oficial do programa, clicando aqui;
- Selecione corretamente todas as opções solicitadas no formulário de filtragem;
- Em seguida, conclua a pesquisa clicando em ‘Pesquisar’.
Os dados que aparecerão em seguida, será o resultado filtrado de acordo com o que você selecionou para pesquisar. Assim, você estará sabendo quais cursos estão com vagas disponíveis para sua modalidade no PRONATEC 2020.
Caso não tenha aparecido nenhuma vaga disponível para sua modalidade, selecione a opção, aparecerá uma notificação em vermelho, localizada no fim da página.
Você pode estar se cadastrando para receber uma notificação quando houver vagas disponíveis no site do PRONATEC. Clique aqui e preencha esse formulário!
Período de inscrição do PRONATEC 2020
É necessário que o candidato venha está bastante atento ao período de inscrição do PRONATEC 2020, pois assim como o número de vagas, as datas poderão está variando de uma instituição para outra. Ou seja, o período de inscrição para alguns cursos serão diferentes do período de outros.
Então, esteja sempre atento ao site oficial, para saber de primeira mão as vagas que estarão disponíveis para o PRONATEC 2020.
E no caso de novidades sobre o assunto, estaremos mantendo você atualizado com as novas informações.
Seleção para o PRONATEC 2020
Como já esclarecemos no início, para fazer parte do programa, é necessário está enquadrado em seus requisitos. Com isso, a seleção para o PRONATEC 2020 sempre é feita de maneira classificatória.
Como não existe nenhuma avaliação ou cadastro de notas, o candidato será avaliado pelas informações que repassou para o programa.
Sendo assim, o candidato que tiver a renda familiar menor, terá mais chances de conseguir uma das bolsas oferecidas pelo PRONATEC.
Cursos PRONATEC por estado
- PRONATEC Acre
- PRONATEC Alagoas
- PRONATEC Amapá
- PRONATEC Amazonas
- PRONATEC Bahia
- PRONATEC Ceará
- PRONATEC Distrito Federal
- PRONATEC Espírito Santo
- PRONATEC Goiás
- PRONATEC Maranhão
- PRONATEC Mato Grosso
- PRONATEC Mato Grosso do Sul
- PRONATEC Minas Gerais
- PRONATEC Pará
- PRONATEC Paraíba
- PRONATEC Pernambuco
- PRONATEC Piauí
- PRONATEC Rio de Janeiro
- PRONATEC Rio Grande do Norte
- PRONATEC Rio Grande do Sul
- PRONATEC Rondônia
- PRONATEC Roraima
- PRONATEC Santa Catarina
- PRONATEC São Paulo
- PRONATEC Sergipe
- PRONATEC Tocantins
Conheça o Mediotec do Pronatec 2020
Uma novidade para quem busca especializações enquanto cursa o ensino médio surgiu com a chegada do MEDIOTEC, extensão ao PRONATEC 2020 (que permanece em pausa até o momento).
O MedioTec oferece cursos técnicos para alunos que estejam no nível médio em escolas públicas estaduais e distrital de educação. Ou seja, é necessário estar matriculado no ensino médio de forma regular para ter acesso aos cursos profissionais.
Portanto, o novo Programa é uma ação que visa ajudar o estudante a se inserir no mercado de trabalho, após a conclusão dos estudos. A vantagem também está na gratuidade do MedioTec, pois quem paga é a Setec/MEC graças a bolsa formação.
O que é a bolsa formação?
A bolsa formação, conforme Portaria 817/2015, é uma medida específica para alunos matriculados nos cursos técnicos em paralelo ao ensino médio, ou seja, MedioTec.
Essa assistência estudantil engloba fornecimento de alimentação, mensalidades, materiais didáticos, encargos educacionais e, caso necessário, transporte, tornando-se, assim, um mecanismo que impede a evasão escolar, segundo consta no próprio site.
Entretanto, a distribuição da bolsa formação vai depender do curso, da necessidade do público, região ou especificidades do transporte.
Portanto, é por meio da bolsa formação que a Setec/MEC custeia as vagas para a qualificação profissional, em cursos de educação profissional técnica de nível médio e cursos de formação inicial e continuada (FIC).
Quem pode ter acesso à bolsa formação/Pronatec?
- Estudantes da rede pública (incluindo da educação de jovens e adultos) que estejam cursando o ensino médio;
- trabalhadores;
- beneficiários dos programas federais de transferência de renda;
- estudantes com nível médio completo em rede pública ou instituição privada, desde que na condição de bolsista.
Cursos pagos com bolsa formação do Pronatec
A bolsa formação do Pronatec custeia cursos gratuitos que vão depender das vagas ofertadas. Por isso, é sempre bom estar atento ao número de vagas. Abaixo, você confere a carga horária e a duração das aulas:
Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional
- carga horária: 160h a 400h;
- duração: 3 a 6 meses;
- exigência: escolaridade mínima variada.
Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio
- carga horária: 800h a 1200h;
- duração: 1 a 3 anos;
- exigência: estudantes matriculados no nível médio; que estejam cursando o ensino médio, incluindo a modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos e; estudantes que já concluíram o nível médio.
Os cursos gratuitos do Pronatec com custeio da bolsa formação são inúmeros, como já mencionado neste artigo. Tem desde Açougueiro, Cozinheiro e Inspetor de Qualidade (para Cursos FIC) a Técnico em Farmácia, Técnico em Eletroeletrônica e Técnico em Marketing (para Cursos Técnicos).
Você pode conferir todos os cursos gratuitos custeados com a bolsa formação abaixo:
Como se inscrever no MEDIOTEC?
Para garantir a inscrição no MedioTec e fazer os cursos gratuitos do Pronatec, os alunos precisam acessar as vagas do Programa por meio de processos seletivos das secretarias de estado e distrital de educação.
Vale lembrar que o MedioTec é exclusivo para estudantes que estejam cursando o ensino médio regular em escola pública, além disso, precisam ter idade mínima de 15 anos e máxima de 19 anos.
Após selecionado, o aluno é pré-matriculado pela Sistec (Secretaria de Educação no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica) e, assim, encaminhado para a unidade de ensino onde é oferecida a vaga de curso técnico.
É preciso ficar atento, pois existe um prazo para comparecer e efetivar a matrícula. Abaixo, um vídeo explicativo sobre o tema:
Neste link, você tem acesso às vagas por estado e o site de cada um para conhecer o funcionamento em cada região e seus editais.
Contatos do PRONATEC
Se mesmo depois das informações que passamos para você, ainda restar alguma dúvida referente ao assunto, você também pode está usando um dos meios de contatos do PRONATEC para sanar os seus questionamentos. Confira a seguir:
- Telefone: 0800 61 61 61, selecione a opção 5;
- Site: clique aqui e seja redirecionado.